15/05/2008 15:22

Evento de mídia interativa destaca crescimento da classe C na internet

Classes A e B têm 50% dos internautas, mas participação tende a cair.
Evento do Interactive Advertising Bureau ocorreu em Porto Alegre.
Do G1, em São Paulo, com informações do clicRBS 

O crescimento do mercado da internet – principalmente em faixas menos favorecidas da população – o novo perfil do novo internauta, a métricas de audiências e cases de publicidade online foram os principais temas debatidos nesta quarta-feira (14) no IAB Media 2008 – seminário regional, realizado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), em Porto Alegre.

O presidente da entidade, Paulo Castro, destacou a evolução da internet como mercado e como opção para a publicidade. Ele analisou que, no início, a linguagem excessivamente técnica usada no meio online (pageviews, por exemplo) assustou os anunciantes. Essa é uma barreira que precisa aos poucos ir sendo quebrada.

"Uma das principais barreiras é uma inércia causada pelo desconhecimento do que a internet consegue fazer. E com o desconhecimento, vem o receio", considerou.

Os números para a publicidade online, no entanto, demonstram que as barreiras vêm sendo quebradas, a reboque do crescimento da própria internet. Segundo números de 2007, do Ibope NetRatings, o Brasil tem 40 milhões de internautas (acesso de qualquer tipo: residencial, na escola, no trabalho, em cybercafés ou lan houses). A previsão inicial do IAB é de este ano o número cresça para 45 milhões ou até 50 milhões de internautas.

Esse crescimento não abrange apenas classes A e B (que, juntas, detêm 50% do total de internautas). A que mais cresce é a classe C (35% dos internautas). As classes D e E tem 13%.

O aumento da audiência se reflete na elevação do investimento publicitário na internet no Brasil (45%) em 2007. Ainda assim, representa 2,8% do bolo total de participação das mídias – a previsão é de que se eleve para participação de 3,5% até o final do ano. O IAB Media teve ainda explanação da diretora-executiva do Ibope NetRatings, Fábia Juliasz, que falou sobre métricas de audiências, fundamentais para criar confiabilidade para o investimento de publicidade.

 

O Ibope realiza um serviço de medição, chamado painel de audiência, que faz medição direta nas máquinas de cerca de 6 mil internautas em todo o Brasil. Ela traçou o perfil do novo consumidor de internet. "É um cara móvel, conectado o tempo inteiro, faz uso ilimitado de entretenimento, utiliza informacão de veículos tradicionais mas também de blogs e comunidades, de pessoas que nem conhece pessoalmente, toma decisão de compra baseado em recomendação de outros consumidores", afirmou Fábia.

 

 Cases

André Chueri, diretor de negócios de mídia da Agência Click, apresentou o case Fiat Punto no evento. A campanha apostou em conteúdo mobile e também no teste drive virtual – estratégia para estabelecer um relacionamento direto do consumidor com o produto. "Em três meses, o teste drive virtual teve mais visitas que todas as concessionárias Fiat do país", revelou André Chueri.

O IAB Media teve participação ainda de Thiago Bacchin, da Cadastra, que falou sobre otimização de sites. No final, a gerente comercial do clicRBS, Claudete Morais, apresentou sete breves cases colocados em prática no portal.

—————

Back


Contact

Mauricio Sotto Maior

Maurício Gomes Sotto Maior
Rua Padre Manoel Barbosa, 27-b, 1101, Itaigara Salvador
CEP:41815-050 - Bahia


Tel: 55 (71) 88495641 // 33582004




 


Powered by Vocaroo