09/06/2008 19:47

Oficina Web 2.0

  Oficina de investigação e utilização de aplicativos Web 2.0. Produção, formatação, inserção de recursos audiovisuais e publicação de uma web site.

 Julho, 2008.

 

 

 

Apresentação

Você que está acessando este texto pelo e-mail ou em algum web site já deve estar percebendo que a internet está mudando. Não faz muito tempo a internet era parecida com uma televisão. Você assistia aquilo que alguém colocava, mas dificilmente conseguia colocar seus próprios conteúdos. Fazer um site, web rádio ou web tv era tarefa de programadores. Mas aos poucos as coisas foram mudando. Graças a uma nova forma de encarar a Internet, hoje é possível colocar um site no ar com página de notícias, blog, televisão, vídeo, rádio, ferramentas de comunicação para videoconferências, album de fotografia, porta arquivos, fóruns de discussão.... entre tantas outras coisa que ainda nem inventaram. Tudo isso graças a WEB 2.0.

Mal começa a internet, a gente fica sabendo o que é web, e agora inventam a web 2.0 ? Calma! A web 2.0 não é uma outra internet. Ela é uma mudança do uso da internet para algo que vai além da comunicação de massa.  Para compreender melhor, pense  em termos automotores.  Um carro 2.0 é bem mais veloz que outro 1.0!  É justamente essa velocidade agregada à banda "larga" (digo entre aspas porque já poderia ser bem maior) é que permite o aparecimento de aplicativos para o uso da internet como plataforma. Plataforma de trabalho, entretenimento, distribuição e, principalmente, de comunicação. Logo, a primeira característica da WEB 2.0 é o surgimento de aplicativos on-line que aproveitam os efeitos de rede em trabalhos colaborativos.

Em outras palavras, o termo se refere a uma segunda geração de serviços de internet através de site aplicativos que permitem que pessoas, organizações e instituições públicas ou privadas possam produzir e distribuir o que produziu através e pela grande rede. Produzir um site de relacionamentos, uma televisão ao vivo (ou pré-gravada), um programa de rádio, um jornal, um site para vendas ou atendimento ao público, salas para educação a distância. Isso sem precisar pagar hospedagem ou domínio. Tudo de graça, graças a Web 2.0.

Voltamos ao conceito chave no entendimento da Web 2.0: trabalhos colaborativos em rede. É por encarar a Internet também como "meio" que todos os aplicativos apresentam versões totalmente gratuitas, além de características técnicas que aproveitam outras soluções que possuam a mesma proposta. Isto significa que é possível fazer um blog de texto e acrescentar player de pod casting (para programas de rádio, música, entrevistas) e player de vídeos (Google Vídeos, You Tube), acrescentar fotogalerias, mapas, enquetes, notícias entre outras coisas. A edição das páginas é feita em tempo real, a partir de um construtor para edições on-line, não sendo necessário comprar ou instalar softwares adicionais. Os aplicativos WEB 2.0 não impõem textos ou banners publicitários, mas a única exigência é a banda larga.  

Proposta de Trabalho
A proposta é construir uma oficina de investigação que durante duas semana vivencie a utilização dos aplicativos Web 2.0 através de dois ambientes: virtual (quatro dias) e presencial (seis dias). O trabalho se constitui em produzir uma web site, formatá-la visualmente, agregar recursos audiovisuais e publicar, compreendendo todo o processo para fazer sua manutenção.

Justificativa

O governo do Estado pretende disponibilizar às operadoras de telefonia celular as torres de transmissão de sinal da TV Educativa para uso compartilhado. Ao disponibilizar o uso compartilhado das torres da TVE, o governo quer reverter esta situação e universalizar o uso do serviço móvel. O objetivo do Estado é o acesso gratuito à internet banda larga para escolas e outras repartições públicas estaduais e municipais, criação de oportunidades de investimentos, inclusão digital da população e estímulo à competição do mercado. Esta ação estadual vem dentro do bojo de um programa federal que pretende conectar em banda larga todas as instituições públicas do país e, quem sabe, todos os cidadãos brasileiros. A velocidade está chegando...

O Mundo já não vive mais ao simples alcance do rádio, da televisão, do jornal, do cinema e do vídeo. As novas possibilidades advindas com os meios eletrônicos de comunicação estão modificando as relações comunicacionais. As novas tecnologias possibilitam novos modelos de comunicação que permitem princípios construcionistas, de mão dupla no tráfego de mensagens, modelos em que a comunicação seja uma co-construção entre seus autores. Interatividade.

Neste novo mundo, as instituições vão competir em conhecimento. As mais competitivas serão aquelas que forem capazes de coletar e associar informações em tempo real, redistribuir esta informação e proporcionar fundamentações para melhor solucionar  problemas.

Vivemos hoje a internet colaborativa, no caminho para a inteligência coletiva de Pierre Levy. São Blogs, wikis, redes P2P, orkuts, discos virtuais, existe uma explosão na oferta de serviços disponíveis on-line que cada vez mais busca se adaptar ao usuário comum. Não é necessário mais saber HTML, CSS ou qualquer outra tecnologia para publicar uma página na Internet. Os aplicativos para web se voltaram para a simplicidade. dispensando os longos aprendizados. O usuário comum passou a usar a Web. Você.

Cronograma


semana 1

 

Primeira etapa: planejamento

Apresentação dos aplicativos web 2.0

  • Montagem de um ambiente de trabalho com aplicativos web 2.0 para ser utilizado durante a oficina, fazer os cadastramentos nos aplicativos on-line necessários  para os trabalhos, esclarecimentos iniciais sobre o uso dos aplicativos.

Análise do conteúdo

  • Especificação de conteúdo já disponível e de material que deve ser produzido ou convertido para uso na Internet.

Análise do produto

  • Definição dos objetivos a serem alcançados e discussão sobre fatores de sucesso e falha da aplicação.


Segunda etapa: modelagem

Projeto conceitual

  • Desenvolvimento da estrutura conceitual da informação. Escolhas das ferramentas WEB 2.0 para a criação do site (autoração das páginas em html - dinâmicas e estáticas; autoração de vídeo, autoração de áudio, autoração de mapas

Projeto de navegação

  • Definição de como o usuário poderá navegar no site sem se perder.

Projeto de interface

  • Descrição gráfica das funcionalidades de cada página do site.

Projeto de identidade visual

  • Desenho do site, conforme especificações do projeto de interface.
     

semana 2

Terceira etapa: produção

  • Captação, edição e publicação de conteúdo.
  • Produção e entrega de protótipo para aprovação.
  • Criação de banner e produtos de divulgação.
  • Implementação do site: programação estática e dinâmica; páginas em HTML e sistemas.
  • Treinamento do responsável pelo site.

Quarta etapa: testes

  • Teste em browsers e plataformas diversas.
  • Teste de links.
  • Teste de velocidade e performance.


Quinta etapa: lançamentos
 

PREVISÃO DE CRONOGRAMA TOTAL: 10 DIAS, DIVIDIDOS EM DUAS SEMANAS. A CARGA HORÁRIA TOTAL É DE 20h, SENDO 12 HORAS PRESENCIAIS E 8 HORAS NÃO PRESENCIAIS, ATRAVÉS DE CHAT, MENSSAGER E VÍDEOCONFERÊNCIA).

 

 

sab

pres
2h

pres
2h

pres
2h

virt
2h

virt
2h

 ---  

dom

 ---

pres
2h

pres
2h

virt
2h

virt
2h

pres
2h


Pré-requisito para composição do grupo
Os matriculados na oficina devem ter os conhecimentos básicos no usos de aplicativos como browser, editor de texto, e-mail, etc.

Recursos

  • Sala com 20 computadores (com caixa de som e microfone, web cam opcional) fechados em rede (cabo e/ou wireless), conectados em banda larga com internet (Velocidade 1 mega)
  • A rede deve dar acesso irrestrito aos aplicativos web 2.0 tais como you tube, orkut, entre outros, assim como permissão de uso de arquivos multimídias como mp3, mpeg4, etc.
  • Acesso à rede para o laptop do mediador

 

Investimento (Mediador)

  • Pró-labore:  R$150,00 por hora
  • transporte
  • hospedagem

 

—————

Back


Contact

Mauricio Sotto Maior

Maurício Gomes Sotto Maior
Rua Padre Manoel Barbosa, 27-b, 1101, Itaigara Salvador
CEP:41815-050 - Bahia


Tel: 55 (71) 88495641 // 33582004




 


Powered by Vocaroo